A festa.

Guia de Estilo – Masculino

Para assessorar os homens clamei por ajuda a minha amiga Miss Di, personal stylist e CEO do melhor Blog de moda masculina que conheço. O blog é o Homens Modernos e vale a pena a visita. Diária.

Segue abaixo seu guia mais que completo, exatamente como recebi.

Guia Para Uma Balada Rocker:

Quando você receber um convite que tem como traje: roqueiro é neste tipo de look que você deve pensar to rock it.

Olha só:

Qualquer rockstar que se preze tem no seu armário uma boa calça jeans azul ou preta slim fit (mais secas e ajustadas ao corpo sem apertos) ou skinny ( bem justas quase adesivas ao corpo), detonada (mesmo que de leve) na lavagem ou com furinhos estratégicos aqui ou ali e uma camiseta de uma banda que curta das antigas ou da atualidade (nunca largona) ou uma com alguma mensagem that rocks. Detalhe: uma camiseta vintage (autêntica ou inspired) é sempre uma boa pra variar. Gola redonda ou V, idem.

Nos pés a companhia é sempre de um tênis street (inclusive os de cano alto) e na dúvida sempre dá pra contar com o bom e velho all star com tema rocker ou o liso de sempre, tá?

Ou de um par de botas (meio detonadas e de bico afilado

com uma vibe biker

ou pesadonas como os coturnos).

Às variações:

Como não tem nada melhor pra mostrar o braço tatuado do que uma regata, ela também faz parte do repertório dos rockers.

Dito isso… taí uma peça que não é pra todos. Se der um go-ahead nela, escolha uma de preferência como a da foto acima que é mais composta.

E anota aí: uma regata usada dentro de um esquema todo escuro e monocromático tem mais chances de dar rock. Agora, o que sempre funciona é usar uma com uma jaqueta por cima.

Uma camisa desde que com o fit em dia, por fora da calça (jeans ou de couro), mangas repuxadas ou com os punhos revirados é sim uma alternativa a se considerar.

And yep, ela deve figurar bem aberta mostrando generosamente o peito, e claro, algum colar rocker.

Ou alguns.

De novo, um look all dark é sempre bem-vindo.

Não é Bono?

Agora, falando sobre a calça de couro…

Muita calma na hora de usar uma. Como a regata,esta danada é uma peça que só quem é roqueiro at heart com banda própria e tal é capaz de bancar. Uma preta é a pedida mais segura. E ela pode ser usada com camisetas, camisas, regatas e henleys.

Hard rocker old school way, dá pra recorrer à uma OD (overdose) de couro usando com a calça de couro um colete ou jaqueta de couro. Sem nada ou cravejado de studs. Acho que no caso de usar uma jaqueta é bom que tenha alguns studs pra dar uma quebrada no couro total.

Pra dar um toque contemporâneo e jovial vale insertar um colete de alfaiataria com henley (camisa sem gola, mas com botões no lugar dela como na foto acima) na parada.

Ainda sobre o colete de alfaiataria… claro que ele pode ser usado com uma camiseta, lisa até. O segredo (em ambos os casos) aí é caprichar nos acessórios rocker como as bijus ou um cinto com a vibe certa.

E tem ainda o colete jeans… Com studs ou sem. Se for apostar nele com calça jeans ou camisa jeans (como é o caso acima), escolha tons/cores de jeans diferentes que vai.

E claro que vale um colete de couro também. Pode ser usado com a calça de couro ou

com uma calça jeans. Com regata, henley ou camiseta. Particularmente eu gosto de um colete de couro que tem cara de jaqueta que ficou sem as mangas, saca? E sim, se bancar na boa, vale usar a botona por fora da calça. Se não… use por dentro.

Se esfriar ou quiser compor melhor o look roqueiro, um blazer da família slim que pode ou não ter um brilhinho no tecido e que não deve engolir a mão, podendo ser repuxado até perto do cotovelo é a melhor opção pra dar um dress up no look. E ele pode figurar com calça jeans ou de couro.

Alternativas mais desencanadas ao blazer seriam: a pau pra toda obra jaqueta de couro,

uma jeans (a azul escura fica na medida com calça jeans preta ou de couro como bem gosta de usar a sua o Mr. Lemmy Kilmister) ou ainda

utilitária/militar sempre com a vibe das fotos em mente.

Se reparar todas as jaquetas têm uma coisa em comum: o fit em dia (caimento certo na silhueta, sem ser larga ou longa demais e nem apertada ou curta demais). Está pensando que roqueiro é trouxa? Né não, dude. Taí as Penny Lanes to prove.

Pra garantir a vibe rocker, além dos combos propostos acima, os acessórios são a chave do sucesso. Se não gostar de usar um monte deles juntos ao mesmo tempo agora, escolha um ou dois que mais lhe apeteçam and there you may go, rock way, com o combo rocker que quiser.

Tipo assim: não quer complicar, nem gastar muito, use uma calça jeans reta que seja, mas nada larga e camiseta de banda com tênis ou bota e invista nos acessórios. Pode ser somente via um singelo porém bem rocker cuff (bracelete) de couro com ou sem studs, um cinto com fivela tudo a ver ou cravejado de tachas, uma bandana usada onde quiser (abaixo tem alternativas) ou então uma combinação de alguns deles pra dar o tom certo do roqueiro que eu sei que vive dentro de você.

Abaixo listei alguns bons exemplos de acessórios to bring down the rock house:

Bandanas:

Na cabeça, Bret Michaels way.

Axl Rose way, com óculos escuros por cima.

Dave Navarro way.

E tem ainda…

Bandana ou lenço estrategicamente caindo pra fora de um dos bolsos da calça. E…

amarrada no pulso. Depp way.

Corrente de bolso (usada da maneira acima) é outro acessório que vale muito a considerada. Ainda mais pra quem é um roqueiro bem tímido.

Carregar no olho preto

e na unha preta também são opções, glam way.

Quando o assunto for pulseiras, cordões, anéis, studs, correntes etc e tal pense em prata e couro. Ou beads (miçangas).

Com isso registrado aí vão algumas sugestões:

De anéis considere os de prata com caveras,

com motivo rock,

ou simplesmente um simples assim, liso ou não.

E sim, se encontrar um com tachinhas de couro pode ser.

Já no pescoço… cordãozinho curto e solitário é uma.

Ou um combo deles.

Se preferir ou achar que essa coisa de cordão é demais pra você experimente um militar tipo dog tags.

Ou um com corrente de couro e pingente rocker como o acima.

Quanto às pulseiras…

Sem sofrimento, aposte num cuff de couro destes.

Ou numas pulseirinhas únicas ou juntas num bracelete de couro just like that.

Ou um monte delas variadas assim, de prata, couro e miçangas. Descendo…

Cintos com tachinhas ou spike studs…

ou (ênfase no ou) uma fivela com pegada roqueira.

Uma echarpe (cachecol) fininha e usada da maneira mostrada na foto é uma. Mas né, abotoa melhor a camisa.

Ou Steven Tyler way.

Chapéus como o Fedora podem ser usados.

Se quiser simplificar fique no Rockabilly mode e aposte numa montada mais clean com calça jeans escura, camiseta, tênis e uma jaqueta de couro. Limite os acessórios a um cordão.

Só não pode esquecer do cabelo com topete todo trabalhado na brilhantina (gel)… Mandatório pra este gênero. Se quiser algo mais confortável, despojado, dê um pulinho em Seatle and grunge it up a little.

Aí vale usar uma camisa xadrez de manga curta

ou comprida, de preferência de flanela, uma camiseta de uma banda local (mas valeria qualquer banda de rock que curta), um jeans surrado do tipo confortável visualmente e tênis.

Pode optar ainda por usar uma camiseta de manga comprida por baixo da camiseta de banda.

Gorro no cabelo pode rolar.

Querendo dar uma vibe punk-ish, pode recorrer tanto a camisetas que remetam ao punk rock como as das bandas de, como o Sex Pistols ou os Ramones.

Use com ela uma calça jeans detonada e/ou uma de couro, ambas justas, T-shirt rasgadinha e remendada à sua maneira com alfinetes (sim, aqueles de fralda-like) juntando as partes partidas. Amarre uma camisa xadrez na cintura (ou não)

e capriche no peso dos coturnos. Tá, vale um tênis bem usado no lugar.

E sabe né, que usar uma kilt faz parte da punk-ish vibe… Pode aproveitar pra experimentar um commando look (sem usar nada por baixo da kilt, nem cueca, tá? Ué, quer anarquia maior que essa?). Pros menos brave at heart pode usar uma legging preta com bota ou coturno instead. E feche o que escolher com uma camiseta no clima punk.

Detalhe: Se for superfã de uma banda ou de alguém com sangue roqueiro, pode dar uma googlada no ídolo e samplear a vibe. Jimi Hendrix, Ramones, Steven Tyler, Bono Vox são alguns nomes…

Para uma maior referência visual visite a googleteca mais próxima e procure pelos seguintes nomes: U2, Ramones, Green Day, Sex Pistols, Nirvana, Alice in Chains, Pearl Jam, Mudhoney, Screaming Trees, Stone Tempe Pilots, Red Hot Chilli Peppers, Jane’s Addiction, Tommy Lee, Dave Navarro, The Killers, Kings of Leon, Megadeath, Bon Jovi, Metallica, Motorhead, Poison, Guns & Roses, Skid Row, Beatles, Rolling Stones, The Doors…

Nem preciso dizer que cabelo comprido, tattoos (não precisa fazer uma, pode se valer de uma fake to play), barba (uma por fazer pode dar um ar menos certinho) são “acessórios” físicos que corroboram com o rocker mood. Ou preciso? Então, dito está.

E não esqueça que rock é atitude. Pra entrar no clima coloca um bom rock & roll “na vitrola”, aumenta bem o som e let it roll.

Uma resposta

  1. Juntando um pouco de todo os trapos e quinquilharias que tenho nos armários, devo sair de casa com cara de roqueiro ou mendigo. #penteadeiradeputa

    maio 17, 2011 às 9:29 pm

Deixe um comentário